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Curso de Educação Física discute formação diferenciada para atender à pessoa com deficiência
Curso de Educação Física discute formação diferenciada para atender à pessoa com deficiência
10/02/2006 13:35:38
por Coordenadoria de Comunicação Social

Curso de Educação Física da Unemat pode ser o primeiro da região Centro-Oeste a oferecer formação diferenciada para atendimento à pessoa com deficiência. Na Semana Pedagógica, realizada Cáceres, profissionais de diferentes áreas do conhecimento discutiram a criação de um centro multidisciplinar de atenção a este público especial.

Durante a semana, docentes da Unemat e acadêmicos bolsistas dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Letras e professores da rede Municipal de Ensino e da Apae participaram de palestras e cursos de formação.

O professor Roberto Ciasca, coordenador de projetos de saúde do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência da PUC de Campinas, trouxe a experiência construída ao longo em 20 anos trabalho com crianças portadoras de deficiência.

“Eu vim para confundir, não para explicar”. Parafraseando o comunicador Chacrinha, o professor definiu a sua atuação profissional. Um trabalho, afirma, “que é cheio de dúvidas e incertezas. Uma batalha diária, que exige dedicação, amor e, sobretudo, profissionalismo”, explica.

Para Ciasca, respeitar as diferenças é, sobretudo, entender que todos carregam deficiências. “Eu divido o mundo entre pessoas cujas dificuldades são limitantes e aquelas que têm leves deficiências. Dizer que não tenho deficiência seria uma enorme pretensão”.

O professor falou a um público que, em sua maioria, têm experiência com pessoas portadoras de deficiência. A professora Vera Regina Martins e Silva, coordenadora do Projeto “Do faz de contas às outras Linguagens: Uma construção do Sujeito com deficiência”, explica que esse momento é um importante passo na gestação do centro de atendimento à pessoa deficiente. “É um processo em construção, mas que pode estabelecer a Unemat em Cáceres como um pólo de pesquisa e atendimento nesta área”.

Configura-se também espaço para uma formação acadêmica voltada à inclusão. Fabiana Alves, bolsista do Projeto desde maio de 2005, conta que esses encontros são importantes para conhecer melhor como atender a esse público, inclusive dentro de sala de aula no ensino regular.

O professor Ciasca lembrou ainda a atividade não é caridade, mas profissão. “Precisamos aprender com o outro. Buscar a integração da pessoa e não a segregação. Independente das características pessoais, todos nós temos desejos, sonhos e desejamos amar e ser amados”, conclui.

Programação:

Durante a semana, o professor Roberto Ciasca realizou palestra denominada “Educação Física em Tempos de Inclusão”, para professores de Educação Física e das séries iniciais da rede pública e particular de educação. Falou sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sala de aula regular e como atender este público específico.

A realização do evento foi possível por meio de uma parceria do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT/Unemat), do curso de Educação Física, Coordenação do campus da Unemat em Cáceres, e do Projeto “Do faz de contas às outras Linguagens: Uma construção do Sujeito com deficiência”, coordenado pela professora Vera Regina Martins e Silva.

Danielle Tavares

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